Metodologia

Diversas propostas de políticas públicas, iniciativas  pessoais e organizacionais de inclusão, ao desconsiderar essa dinâmica, tem fracassado repetidamente, mantendo e, até reforçando este aprisionamento, perenizando pobres e miserabilizados na condição estigmatizada de incapazes, mas perigosos.

Para romper esta espiral buscamos na raiz do problema a solução. Segundo Winnicott “Os indivíduos possuem como característica distintiva o fato de trazer dentro de si a esperança por uma nova ocasião favorável para o descongelamento da situação cristalizada e também uma nova possibilidade para o ambiente realizar, ainda que tardiamente, uma adaptação adequada.”

        Propomos a conversão das ações e serviços em espaços potenciais, comunidades de acolhida e socioeducação, ambientes gestados para propiciar a ocasião e a oportunidade de resignificar as falhas de desenvolvimento.

Que através da ampliação do  universo imaginário, princípios, valores  e de efetivo exercício da expressão, provisione a aquisição e resignificação de repertórios de linguagens, promova a autonomia e emancipação dos indivíduos, realizando, ainda que tardia, uma adaptação adequada.         

Na nossa experiência este espaço  se caracteriza pela:

  •      Garantia dos direitos fundamentais de existência.
  •      Metodologia e pedagogia que fomente o desenvolvimento de capacidades e habilidades autônomo emancipatória, o protagonismo e empreendedorismo.
  •      Que transforme  a diversidade e as diferenças, pessoais e institucionais, em oportunidades de enriquecimento.
  •      Por mecanismos democráticos de participação e expressão na gestão do plano político-pedagógico.

 Um lugar cujos objetivos seja formar indivíduos que na interação com seu meio, possa dinamizar um circuito e uma espiral virtuosa, construindo caminhos e pontes entre mundos diferentes, tecendo uma  inclusão sustentável.

Em lugar da visão focal, pontual e fragmentada, a visão sistêmica, processual e integral. No lugar do assistencialismo, o direito. No lugar da subalternização, a autonomia e emancipação. 

 

Pesquisar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.